Aos 12 anos de idade tive a grata oportunidade de ver, pela primeira vez,
um aeromodelo radio-controlado.
Dois anos mais tarde comecei a montar aeromodelos para os meus amigos, já
fazendo algumas modificações para melhorar o desempenho destes pequenos
aviões.
Aos 15 anos, montei uma pequena loja de modelismo em Uberlândia. O negócio prosperou, mas o maior desafio ocorreu em 1981: projetar e construir um aeromodelo de alta performance, que se enquadrasse dentro das normas da FAI (Federação Internacional de Aeromodelismo), com o objetivo de participar dos campeonatos da FAI, tanto nacionais como internacionais.
Dessa época em diante eu percebi que não mais poderia ficar sem voar e que o mais excitante era voar os aeromodelos projetados e construídos por mim. Participei de vários campeonatos Brasileiros de Acrobacia organizada pela ABA – Associação Brasileira de Aeromodelismo - sempre voando com aviões projetados por mim. Conquistei várias medalhas e troféus, chegando algumas vezes a alcançar a primeira colocação nas provas disputadas.
Em 1982 começou a segunda fase da minha vida – voar em aviões experimentais também projetados e executados por mim.
Acreditando na capacidade de construir o meu primeiro ultraleve e
inspirado em um modelo norte-americano, o Laser, saiu da prancheta para as
pistas um ultraleve biplace equipado com dois motores de motoserra e que
posteriormente foi transformado em quadrimotor.
Sentindo a necessidade de um crescimento profissional, visitei várias
feiras de aviação experimental nos Estados Unidos, dentre elas a de
Oshkosh.
Esse crescimento profissional proporcionou em 1985 a construção da primeira versão do ELU (Experimental Leve de Uberlândia), um ultraleve biplace em tandem equipado com motor VW 1.600 cc refrigerado a ar e pesando 220Kg, com ótimo desempenho e dono de um design totalmente inédito. Surgiram, então, as primeiras encomendas, e foram comercializadas seis aeronaves.
Para viabilizar uma produção em escala, seria necessária a alocação de um valor expressivo de capital, o que não dispúnhamos naquela época. A solução mais viável foi buscar investimentos. O Grupo Constrular, formado por empresas tradicionais que atuavam no mercado da construção civil em Uberlândia, adquiriu os direitos de fabricação do ELU, que após sofrer pequenas modificações para atender às exigências da legislação que regia a construção das aeronaves UTL (Ultraleves), conseguiu o licenciamento e a autorização para a montagem da sua fábrica, a ASA INDÚSTRIA AERONÁUTICA LTDA.
O ELU passou a se chamar AC-101 Astro, e foram produzidas mais de 120 unidades deste aparelho no período de 86 a 88. O Astro situou-se entre um dos Ultraleves mais respeitados do Brasil. Também foram construídas seis unidades do Pober Pixie, um Ultraleve de projeto norte-americano.
Por força de contrato, os meus trabalhos na ASA terminaram com o início da produção em escala do Astro. A partir de 1988, comecei a desenvolver dois novos projetos: o Falcão AG-21 Agrícola e o Falcão AC-22 Treinador.
Em 1992 decolaram os primeiros protótipos do Falcão AG-21 Agrícola e do Falcão AC-22 Treinador. As duas aeronaves foram duramente testadas num período de dois anos, época em que foram feitas todas as correções necessárias para o perfeito funcionamento de ambas. Estes protótipos, após serem devidamente licenciados na categoria experimental, foram vendidos e encontram-se em plena atividade (sem fins comerciais) até hoje.
Em 1997 colocamos a terceira unidade do Falcão AG-21 Agrícola em operação. Estes aviões vêm demonstrando as suas qualidades em diferentes partes do país.
O Projeto Falcão sempre foi acompanhado de perto e as horas voadas destes três aviões serviram para que se conseguisse o total aperfeiçoamento para os trabalhos na agricultura.
Até o momento foram construídas 12 unidades do Falcão AG-21 Agrícola 500 Lts.
No início de 2003, foi idealizado mais um projeto. O Bumerangue Ex-25 foi desenvolvido para atender executivos e amantes da aviação em geral.
O primeiro protótipo, bí-place, acumulou cerca de 96 horas de vôo.
Durante a Expo Aero Brasil 2006, a maior feira de aviação geral da América Latina, o Bumerangue EX-25 recebeu o prêmio de Primeiro Lugar na Categoria Aeronave Experimental. Na avaliação dos jurados, o Bumerangue na época foi premiado o melhor projeto de aeronave experimental no Brasil, com nível de qualidade e performance à altura das aeronaves produzidas no exterior.
A FABE se sente muito honrada com esse prêmio, pois a avaliação das aeronaves em disputa foi feita por uma junta de juízes altamente qualificados no segmento aeronáutico, o que demonstra a qualidade do Bumerangue EX-25.
Essa importante homenagem vem agraciar com méritos os muitos anos de dedicação de Erick Cunha, proprietário da FABE e grande incentivador da aviação experimental brasileira.
Buscando um aperfeiçoamento do equipamento e atendendo as solicitações do mercado, foi desenvolvido o Bumerangue Ex-27, porem agora, tendo espaço para 4 tripulantes(Quadriplace), Cross-County, projeto inovador, mais rápido da categoria, de melhor custo benefício do País, equipada com parquedas Balistico, trem Retrátiul, Piloto automático de dois eixo, tela EFIS (Electronic Flight Instrument System) no Painel, autonomia de 4 horas de vôo e deslocamento sem reabastecimento de 1.500 Km de distância.
Este equipamento já esta em faze final de ensaios em Vôo. A próxima etapa será um programa de apresentação da aeronave em todo Território Nacional onde dar-se-á o início da captação das intenções de compra para iniciarmos a linha de produção.
No ano de 2009, atendendo a demanda de um mercado cada vez mais exigente, tivemos como desafio a conclusão de mais um projeto onde aumentamos capacidade de carga de Rooper, que no Falcão Ag-21 era de 500 Lts para 1.000 Lts. Nasceu assim o Stol Tractor UT-23. Fizemos 2 unidades, uma com capacidade para pouco mais de 600 litros(entregamos no ano de 2010)e outro com capacidade para 1000 litros(entregamos em janeiro de 2012).
Primeiro ELU quadrimotor |
Ultraleve Pelicano |
AC-101 Astro |
Pober Pixie |
Falcão AG-21 Agrícola |
Falcão AC-22 Treinador |
Falcão AG-21 Agrícola |
Falcão AG-21 Agrícola |
J-3 com motor VW 2.0 (água |
Falcão motor V-8 |
J-3 com motor VW 2.0 (água) |
AC-101 Astro |
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